Rota dos Ventos

 
Skip Navigation Links

SERRA GAÚCHA - 08 dias / 07 noites

Gramado e Canela são os pontos mais visitados e requisitados deste roteiro. Essas duas cidades em conjunto proporcionam liberdade, tranquilidade e com todo o charme do frio gaúcho, a experiência de ficar junto a quem você ama será ainda mais inesquecível.

O que está incluso:
 
• Parte aérea de ida e volta (via Porto Alegre); 
• Traslados de chegada e saída; 
• Hospedagem por 07 noites no hotel escolhido com regime correspondente + taxa de serviços; 
• Tour Gramado e Canela ( Não inclui ingressos nas atrações ); 

• Tour na região dos Vinhos ( Bento Gonçalves ), com almoço [(Opcional Trem Maria Fumaça (Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa)];
• Tour Alemão em Nova Petrópolis e compras em Gramado e Canela.
Compras

Shopping / Feiras
Roupas feitas em malha, como blusas, calças, gorros e meias são indispensáveis não apenas para combater o rigoroso inverno gaúcho, mas também pela alta qualidade e bom gosto com que são feitas as peças. Mas o maior atrativo é, sem dúvida, os produtos alimentícios, como o chocolate e o vinho. Vinícolas não faltam nas proximidades das cidades para adquirir o destilado da uva, assim como o comércio dos municípios são movidos, basicamente, dos produtos acima citados.


O destino

Apresentando o destino
Um dos locais mais procurados do Rio Grande do Sul. Flores enfeitam grande parte da cidade, assim como as casas em estilo enxaimel, que dão o charme colonial já característico das Serras Gaúchas. 
O município foi fundado em dezembro de 1944, mas os primeiros habitantes começaram a vir em 1903, quando o coronel João Ferreira Corrêa da Silva se instalou no local. 
Por sua beleza natural exuberante, Canela cresceu no gosto dos turistas, e hoje dispõe de infra-estrutura para suportar um número elevado de visitantes sem perder suas características próprias coloniais. Opções de parques, esportes radicais e passeios familiares são alguns dos muitos atrativos que a cidade oferece. Além disso, o espaço cultural da região vem crescendo, e é em Canela que ocorre anualmente o Festival de Teatro.
Apresentando o destino
A cidade é caracterizada pelo contingente italiano que desembarcou no território em 1875. Anteriormente a este período, essas terras eram habitadas por índios. E não tardou muito para que o clima parecido com o da Europa, aliado ao conhecimento dos italianos em produzir vinho se espalhasse pelo local e resultasse na criação de vinícolas. 
As linhas férreas que passaram a cortar as Serras Gaúchas no início do século XX foram fundamentais para o crescimento da produção de vinho. E em 1967 ocorreu a primeira feira de vinho da cidade, projetando-a nacional e internacionalmente. 
Hoje, Bento Gonçalves conta com o segundo maior centro de exposições da América Latina para exibir as diversas feiras de uva e vinho que a cidade oferece anualmente.
Apresentando o destino
Os primeiros imigrantes que chegaram ao território que compreende Caxias do Sul demoraram em receber o pedaço de terra prometido pelo governo após a verificação de sucesso da imigração dos alemães em outras regiões da serra. Mesmo com as dificuldades encontradas, devido às más condições das terras e a elevada altitude. 
Ainda assim, os colonos prosperaram também, e hoje é visível a influência italiana nos costumes dos cidadãos e arquitetura da cidade, que cresce gradativamente como importante pólo industrial do Sul do País.
Apresentando o destino
Desde 1875 existem relatos de povoamento na região onde hoje se encontra a cidade de Gramado. No entanto, os imigrantes alemães e italianos só chegaram ao território em 1913, o que deu início às construções coloniais e decoração européia pela cidade. 
Atualmente, a cidade possui grande reconhecimento devido ao Festival de Cinema Brasileiro e Latino de Gramado, que ocorre no mês de agosto desde 1972. Esse período é o que a cidade mais enche de turistas desfilando pelas floridas ruas com roupas locais feitas em malha. 
A cidade ainda se destaca pelos tradicionais cafés da manhã em estilo colonial, os fondues que aquecem as frias noites da serra gaúcha e seus parques que dão maior encanto à cidade.
Apresentando o destino
Se Bento Gonçalves se destaca por suas vinícolas de qualidade, a cidade de Garibaldi se adianta com a elevada produção de espumantes, recebendo inclusive a alcunha de "Capital do Champanhe". Pode-se fazer também a chamada "Rota dos Espumantes", onde os visitantes passam por oito conhecidas fabricantes de espumantes e conhecem seu processo de produção, além de degustar das bebidas. 
Garibaldi passou a ser habitada em 1870, mas o grande marco imigratório ocorreu também em 1875, quando europeus de toda a parte vieram à região.


Apresentando o destino

Nova Petrópolis é também conseqüência da imigração alemã na região, no fim do século XIX. Atualmente, a cidade é bastante conhecida pelo seu café da manhã em estilo colonial, que dizem ser superior em fartura e variedade em relação aos de suas cidades vizinhas. Assim como Gramado e Canela, a decoração do município também envolve a arquitetura enxaimel, flores e parques, tornando a semelhança com algumas cidades européias cada vez maior.

Folclore e Cultura

As tradições dos primeiros habitantes alemães e italianos da região ainda são fortes nas Serras Gaúchas. Os cenários das cidades são praticamente os mesmos, com as casas em estilo enxaimel, os jardins bem cuidados e as serras em plano de fundo embelezando ainda mais a região. Algumas cidades ainda mantêm o idioma natural dos imigrantes e a culinária dos dois países europeus é destaque na cidade.


História

Embora o Estado do Rio Grande do Sul tenha sido "descoberto" por colonos portugueses ainda no século XVI durante as expedições exploratórias, a região só passou a ser habitada no século seguinte. Mas o território que compreende a Serra Gaúcha encontrou em seus primeiros habitantes diferenças quanto a cultura e características do povo brasileiro que se formava em outras partes do Brasil. 
Se os povos das regiões Norte e Nordeste do País foram formados da miscigenação entre negros, índios e portugueses, o Sul, mais especificamente as Serras Gaúchas, não passou pelo período de colonização, e sim da imigração de alemães e italianos. Daí o simpático e eterno estilo colonial que impera nas cidades da Serra, como Gramado e Canela, que carregam a herança de um povo que se fundamentou no Brasil a partir de 1824. Dentre outras cidades famosas da região, se destacam Nova Petrópolis, Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. 
Para os italianos, que chegaram meio século depois à região e já encontraram um lugar em franco desenvolvimento, sobrou as regiões mais altas, com altitudes que variam de 600 a 900 metros. Mas logo se adaptaram e deram início ao que se conhece hoje das Serras Gaúchas. Muitas das tradições são mantidas, onde inclusive muitas famílias ainda falam em alemão e italiano. O famoso comércio de uva e vinho é apenas uma das muitas atrações que o território rendeu ao Rio Grande do Sul e ao resto do País.


Quando ir e não ir

As grandes cidades das Serras Gaúchas, como Canela, Gramado, Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis possuem eventos o ano inteiro. A época mais procurada por turistas é entre os meses de junho e agosto, quando a temperatura pode ficar abaixo de zero e acontece o Festival de Cinema de Gramado. Dezembro, janeiro e fevereiro são caracterizados por um clima ameno, enquanto nos outros meses os dias se dividem em temperaturas agradáveis durante o dia e frio à noite.



"Nossos roteiros foram elaborados e pensados com carinho buscando proporcionar a melhor experiência durante sua viagem. 

Porém, você sempre terá liberdade para modificar, incluir e excluir qualquer item do pacote.
Aproveite como base este roteiro que estamos sugerindo e monte o seu pacote personalizado. Acrescente destinos, escolha seu hotel, sua cia aérea, seu carro."

Aqui na Rota Dos Ventos a viagem é sempre sua! Desfrute!

Day by Day


• 1º Dia: Cidade de origem/Porto Alegre/Gramado ou Canela (Serra Gaúcha)
Apresentação no Aeroporto. Embarque com destino a Porto Alegre. Chegada. Recepção no aeroporto e traslado ao hotel escolhido - Gramado ou Canela (Serra Gaúcha). Hospedagem. Restante do dia livre. 

• 2º Dia: Gramado ou Canela (Serra Gaúcha)
Café da manhã no hotel. Saída para o passeio Canela e Gramado. Noite livre. 

• 3º Dia: Gramado ou Canela (Serra Gaúcha)
Café da manhã no hotel. Saída para o passeio pela região dos vinhos - Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves (com almoço incluído). 
Noite livre. 

• 4º ao 7º Dia: Gramado ou Canela (Serra Gaúcha)
Café da manhã no hotel. Dias livres para desfrute do hotel, passeios opcionais, sugeridos pelo receptivo local (não incluídos na viagem), compras e outras atividades a sua escolha. 

• 8º Dia: Gramado ou Canela (Serra Gaúcha)/Porto Alegre/Cidade de origem
Café da manhã no hotel. Em horário programado, traslado ao aeroporto para embarque com destino a sua cidade de origem. Fim de nossos serviços.
Lagoa Joaquina Rita Bierr Mini mundo - Gramado (RS) Lago Negro Lago Negro.
Rota dos Ventos
Rua Loefgren, 1.291 - Cj. 14 - Santa Cruz - São Paulo - SP
(11) 5081 6166 | 3578 4284
Desenvolvimento
Arank - Sites corporativos