Seu Nome:
Seu Email:
Nome do amigo:
Email do amigo:

QUINTA DO VALLADO - PORTUGAL

A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale d'Ouro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situa-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro, mesmo junto à foz, perto da localidade de Peso da Régua.


O que está incluso:

Enoturismo

Desde 2005, com a construção do Wine Hotel, que a Quinta do Vallado lhe proporciona melhores condições para a prática do Enoturismo e conhecer tudo sobre a produção dos nossos Vinhos do Porto e Vinhos do Douro ou, simplesmente, descansar numa das mais belas paisagens do país.

Possuímos também várias atividades para quem deseja passar uns dias com mais emoção como passeios de barco ou canoas, passeios de jeep, pesca, passeios de bicicleta, Pic-Nic (no Rio ou no alto das vinhas), refrescar-se e divertir-se na nossa piscina, entre outras.

No Vallado, os nossos hóspedes e visitantes são a nossa prioridade para que possam desfrutar de alguns dias do melhor Turismo no Douro!


Quarto Século XVIII

• AC e Aquecimento Central
• Sala de estar

* Os preços incluem visita à Adega com prova de vinhos, bicicletas, equipamento de pesca, fruta, vinho no quarto e Pequeno Almoço.


Quarto Século XXI

• AC e Aquecimento Central
• Sala de estar e Varanda

* Os preços incluem visita à Adega com prova de vinhos, bicicletas, equipamento de pesca, fruta, vinho no quarto e Pequeno Almoço.


Atividades

• Passeio de barco;
• Passeio de Jipe;
• Bicicletas;
• Pesca;
• Pic-Nic (No Rio ou no Alto das Vinhas);
• Piscina;
• Bilhar;
• Canoas.


Roteiro:

A QUINTA - TRADIÇÃO

A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro.
Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situa-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro, mesmo junto à foz, perto da localidade de Peso da Régua.

Durante cerca de 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal atividade a produção de vinhos do Porto, comercializados posteriormente pela Casa Ferreira (que pertencia à Família).

Depois de Dona Antónia Adelaide Ferreira, foram o seu bisneto - Jorge Viterbo Ferreira, e trisneto - Jorge Cabral Ferreira, os responsáveis pelo grande desenvolvimento e crescimento da Quinta.



A QUINTA - TEMPOS MODERNOS

Com a tradição secular de vender a sua produção à casa Ferreira,foi em 1993, já sob a direção de Guilherme Álvares Ribeiro e sua mulher Maria Antónia Ferreira, que a empresa decidiu alargar a sua atividade à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria.

Foi nesse mesmo ano, e sob a orientação do Prof. Nuno Magalhães, que se iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objetivos primordiais a produção de castas de grande qualidade, e a utilização de sistemas de plantação e condução que permitissem um melhor desenvolvimento vegetativo.

As novas vinhas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela.
Com a homogeneização dos tempos de tratamento, maturação e apanha, a melhoria da eficácia dos processos é evidente, traduzindo-se numa produção de qualidade muito mais constante e controlável, e economicamente mais eficaz.

Outro fator determinante nos novos métodos é a análise geral à produção, que permite a eliminação, em verde, dos cachos considerados excedentes de algumas castas, contribuindo para o enriquecimento da qualidade da restante produção.

Hoje, com 50 ha de vinha com idade entre 11 a 18 anos, compensada por 20 ha das melhores parcelas de vinha com mais de 80 anos, a Quinta do Vallado e os seus responsáveis, João Ferreira Álvares Ribeiro, Francisco Ferreira (responsável pela gestão agrícola) e Francisco Olazabal (enólogo), todos tetranetos de Dona Antónia, alcançaram já um patamar muito elevado, reconhecido por várias instâncias nacionais e internacionais.

A nova adega e cave de barricas, cuja construção se iniciou em 2008, e com conclusão no fim de 2009, alia a mais avançada tecnologia com uma arquitetura de grande qualidade, o que a torna num dos lugares a visitar, no Vale do Douro. 


Desde 2005, a Quinta do Vallado pode receber hóspedes no seu confortável Wine Hotel, que dispõe de 13 quartos:

• 5 quartos no edifício histórico da Quinta - construído em 1733, e recentemente recuperado;

• 8 quartos num novo edifício, concluído em 2012, e projetado pelo Arq. Francisco Vieira de Campos, para cuja construção se utilizou essencialmente o xisto.

Facilidades: Ar condicionado, Wi Fi, TV satélite/sport tv, iPad, refeições, refeições leves na piscina, sala de bilhar e massagens.


Requisitos / Documentação:

A VINIFICAÇÃO

Em 2009 foi construída uma nova adega, equipada com a mais moderna tecnologia.

As uvas chegam acondicionadas em pequenas caixas que evitam o esmagamento e o sobreaquecimento, sendo despejadas num tapete de triagem que as transporta para o desengaçador/esmagador. 

Caiem então por gravidade sobre as cubas de fermentação em inox, com remontagem programável e controlo automático da temperatura, onde permanecem entre 7 a 9 dias, a temperaturas que oscilam entre os 26 e 28 graus.
Em algumas das cubas é utilizado um Robot que faz uma pisa mecânica.

Uma pequena percentagem das uvas é ainda esmagada em lagares de granito, utilizando o método tradicional.

No caso do Vinho do Porto, o tratamento é diferente: ainda durante a fermentação mistura-se aguardente; com o excesso de álcool no mosto a fermentação pára, não havendo a transformação total do açúcar em álcool. No caso do Vinho do Porto Vintage Adelaide, onde se pretende uma grande extração, as uvas são esmagadas em lagares de granito com a tradicional pisa a pé.


Vinhas

Os 70 ha de vinha da Quinta do Vallado assentam na sua maioria em encostas de solo xistoso, viradas a sul e a poente, o que permite uma ótima maturação das uvas, tirando partido do clima mediterrânico.

Dois terços das vinhas são constituídas por vinha nova, disposta em patamares de um bardo, com cordão duplo.
As castas predominantes são:

Tintos: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Barroca, Tinta Amarela e Sousão

Brancos: Viosinho, Rabigato, Moscatel, Verdelho (Gouveio) e Arinto nos brancos.

A vinha velha tem uma disposição contínua com compasso 1,2 m por 1,0 m plantada segundo as curvas de nível do terreno. É composta por mais de 40 castas, com predominância de Tinta Amarela, Tinta Roriz, Barroca e Touriga Franca.

"Nossos roteiros foram elaborados e pensados com carinho buscando proporcionar a melhor experiência durante sua viagem. 
Porém
, você sempre terá liberdade para modificar, incluir e excluir qualquer item do pacote.
Aproveite como base este roteiro que estamos sugerindo e monte o seu pacote personalizado. Acrescente destinos, escolha seu hotel, sua cia aérea, seu carro."

Aqui na Rota Dos Ventos a viagem é sempre sua!Desfrute!



http://www.rotadosventos.com.br/pacotes/quinta-do-vallado-portugal

Rota dos Ventos
Rua Loefgren, 1.291 - Cj. 14 - Santa Cruz - São Paulo - SP
11 5081 6166 | 3578 4284